-
Arquitetos: Tadu Arquitetura
- Área: 160 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Eliane Revestimentos, Jad Inox, Jubis Garcia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Braseiro Labuta está localizado na Rua do Senado, importante endereço do Corredor Cultural do centro da cidade do Rio de Janeiro. A região abriga diversos sobrados centenários do início do Século XX. Desde a valorização dos espaços urbanos a partir da Copa do Mundo de 2014, passando pelas olimpíadas de 2016 e o Covid-19, o Centro enfrentou momentos de euforia e caos. Hoje, pós pandemia, é um bairro com cicatrizes profundas oriundas do esvaziamento dos edifícios comerciais e fechamento de empresas. O Labuta, assim como outros dois restaurantes do mesmo grupo, na mesma rua, representa um movimento de resistência e otimismo. O projeto é, sobretudo, um expoente da aposta por dias melhores, alimentado pela expectativa de revitalização da região. Aos poucos, é possível observar o retorno de novos negócios e clientes.
O Braseiro ocupa o interior de um antigo restaurante fechado durante a pandemia. A abordagem projetual compreende e absorve os desdobramentos do momento econômico do Brasil de 2023. Para além das questões estéticas, é de fundamental importância o exercício da análise crítica sobre o papel dos arquitetos na confecção de novos projetos em tempos atuais.
É preciso analisar, preservar e ressignificar os espaços das cidades. Megalópoles crescem de maneira acelerada e desordenada, pressionadas pelo mercado imobiliário. Mergulhadas na carência de planejamento urbano e ineficiência na preservação do patrimônio cultural e arquitetônico, zonas tornadas decadentes nas cidades são o retrato dos desafios urbanos e sociais do nosso tempo.
Neste sentido, para que pudéssemos desenvolver um projeto consciente, descomplicado e de baixo custo de implementação, foi fundamental a investigação inicial das potencialidades do espaço, desde de o reaproveitamento das mesas, cadeiras, toldo da fachada e porcelanato do salão. Iluminação e instalações foram pensadas para minimizar os impactos de tempo e recursos.
Durante a investigação estrutural, foi possível resgatar a textura de tijolos antigos e o concreto da estrutura da construção original. A disposição das mesas, bar e balcão da parrilla foi inspirada nas tradicionais “galeterias” cariocas. A planta é linear de ocupação periférica e o centro é livre para deslocamento dos atendentes e passagem dos clientes. É possível desfrutar de experiencia de balcão ou mesas. O bar da entrada aproveitou as instalações hidrossanitárias do antigo estabelecimento. Foi preciso, no entanto, adicionar banheiros e novas instalações para a cozinha anexa à parrilla. É possível observar ainda que parte do piso original foi complementada por um revestimento diferente – o mesmo da cozinha. Cozinheiros e parte das mesas do salão ocupam o mesmo ambiente, proporcionando uma experiencia singular dentro do restaurante.
A valorização da cultura e da história da região é parte importante da estratégia de negócios do Labuta. O restaurante combina, culinária com a rica história do centro do Rio de Janeiro.